segunda-feira, 21 de março de 2016

Remédio caseiro para os triglicerídeos


Um ótimo remédio caseiro para baixar os triglicerídeos é o suco de abacaxi e bagaço de laranja, assim como o chá de cúrcuma.

Os triglicerídeos são uma espécie de gordura no sangue vinda da alimentação que, quando atingem valores acima de 200 mg/dl, podem ser prejudiciais ao organismo, principalmente para o coração, podendo causar aterosclerose ou derrame cerebral, por exemplo.

Assim, além destes remédios caseiros para os triglicerídeos, é importante o indivíduo fazer uma alimentação saudável constituída por saladas, legumes, verduras e carnes magras, não comer alimentos com açúcar, substituindo-o pelo adoçante, e preferir frutas frescas.
O suco de abacaxi e laranja reduz a gordura no sangue
 
O suco de abacaxi e laranja reduz a gordura no sangue
 
O chá de cúrcuma tem antioxidantes que diminuem o colesterol
 
O chá de cúrcuma tem antioxidantes que diminuem o colesterol

Suco de abacaxi e bagaço de laranja para baixar os triglicerídeos

O suco de abacaxi e bagaço da laranja é ótimo para baixar os triglicerídeos porque tanto o bagaço da laranja como o abacaxi possuem fibras solúveis que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribuindo para baixar os valores de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Ingredientes
  • 2 copos de água
  • 2 rodelas de abacaxi
  • 1 laranja com bagaço
  • Suco de 1 limão
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e beber diariamente, 2 vezes ao dia, de manhã e à noite.

Chá de cúrcuma para baixar os triglicerídeos

O chá de cúrcuma é um excelente remédio caseiro para baixar os triglicerídeos, pois esta planta medicinal contém propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar as gorduras e toxinas do sangue e, consequentemente, os triglicerídeos e colesterol.
Ingredientes
  • 1 colher (de café) de cúrcuma em pó
  • 1 xícara de água
Modo de preparo
Colocar a água para ferver e, depois de fervida, juntar a cúrcuma. Tampar, deixar repousar durante 5 a 10 minutos, coar e beber 2 a 4 xícaras do chá por dia.

Dieta da Sopa de Repolho – Perca 4kg em 1 Semana


 

Dieta da Sopa de RepolhoNão adianta, para quem quer emagrecer, uma dieta barata e que funcione é sempre o principal desejo. E não existe exemplo melhor de praticidade e preço baixo do que Dieta da Sopa de Repolho, que passa de geração para geração.
Com poder de eliminar até 4kg por semana, esta é uma dieta para perder peso rápido, podendo até queimar mais gordura ainda se você tiver força de vontade. Isso acontece porque o repolho ajuda a acelerar o metabolismo, sendo rico em fibras e aumentando a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, possui efeito diurético, diminuindo a sensação de inchaço.
Se você já fez esta dieta, deve lembrar que não existe uma receita exata para ser seguida. O importante é que a sopa seja feita à base de repolho, acompanhada de outros nutrientes saudáveis. Confira um exemplo de receita:

Ingredientes Dieta da Sopa de Repolho:

  • 1/2 kg de batata picada em cubinhos
  • 1 repolho pequeno, com cerca de 1/2 kg
  • 2 litros de água
  • 2 alhos porós ou 1 cebola
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 cubos de caldo de galinha
O preparo é simples, como de qualquer sopa. O grande cuidado fica por conta de quais alimentos e produtos você deseja utilizar. Caso prefira o repolho roxo, por exemplo, você vai aumentar o poder antioxidante da sopa, podendo acelerar ainda mais a queima de gordura abdominal. O único detalhe é que terá que prepará-la em separado, no vapor, para não perder suas propriedades, e só então incluir na sopa.
Da mesma forma, ao invés de utilizar caldos de galinha industrializados, você pode preparar a sua própria mistura. Para isso, cozinha pedaços de frango em algumas ervas. Retire a carne e coe o líquido, levando à geladeira. Quando estiver frio, você vai perceber que a gordura vai se concentrar no topo da embalagem, facilitando sua retirada. Dessa maneira, você terá um preparado mais saudável.
Outra coisa que você pode fazer para melhorar sua sopa é incluir uma pequena dose de gengibre, tomando cuidado para que não tome conta do sabor. O gengibre possui uma capacidade de acelerar seu metabolismo, o que pode ser excelente para queimar mais calorias. E caso esteja enjoado da mistura, não hesite em apostar em outros ingredientes, como beterraba, brócolis e outros, que podem ser acrescentados à sopa.
 Para perder de 4 a 5 kg durante a semana, a sopa de repolho será sua principal refeição durante os 7 dias. Confira abaixo os demais alimentos permitidos no período:

Alimentos Permitidos na Dieta da Sopa de Repolho

  • Dia 1 Sopa de Repolho e frutas, com exceção de bananas.
  • Dia 2 Sopa de Repolho e legumes, podendo consumir batata assada.
  • Dia 3 Sopa de Repolho e frutas e vegetais, menos batata e banana.
  • Dia 4 Sopa de Repolho e até oito bananas, podendo tomar leite desnatado entre as refeições.
  • Dia 5 Sopa de Repolho, acompanha de um bife pequeno e até 5 tomates.
  • Dia 6 Sopa de Repolho, um pedaço maior de bife e legumes, menos batata, liberados, sem exagero.
  • Dia 7 Sopa de Repolho, arroz integral e legumes, menos batata, podendo tomar suco sem açúcar.
Lembre-se que durante esta dieta, a sopa de repolho é quem deve matar sua fome, podendo ser consumida à vontade. Os acompanhamentos permitidos devem ser seguidos à risca para que o peso seja eliminado rapidamente.
Por ser restritiva, esta dieta não deve ser seguida por mais de 7 dias. Se quiser perder mais peso, aguarde até que seu corpo se recupere, de 2 semanas a 1 mês, até fazer novamente. Para preparar outras sopas emagrecedoras

segunda-feira, 14 de março de 2016

Clareamento Dental





 



Clareamento dental








O clareamento dental é uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos devido ao apelo estético por dentes brancos e bem alinhados.
Há, basicamente, duas formas possíveis de clarear os dentes: o clareamento por meio de luzes (Halógena, LED ou Laser) e o clareamento dental caseiro.
Os resultados de ambos os métodos são semelhantes, o que varia é a duração dos procedimentos. O tratamento com luz é bem mais rápido por utilizar um gel clareador bem mais forte que o gel utilizado no clareamento caseiro (Peróxido de Carbamida). Enquanto os ativados por luz proporcionam resultado imediato, o tratamento caseiro leva pelo menos três semanas.

Clareamento dental

Preparação Antes do Clareamento

Antes de branquear, os dentes devem estar os mais limpos possíveis. O ideal é fazer o tratamento logo após uma limpeza dentária, para o que o peróxido entre em contato direto com o esmalte e não com a placa. Se o paciente apresentar cáries ou tártaros, estes devem ser removidos.
Se as raízes dos dentes estiverem expostas estas não vão branquear uma vez que não estão cobertas por esmalte. Se o paciente apresentar restaurações, estas também não vão branquear pelo que possivelmente poderá ser necessário fazer a sua substituição após o branqueamento.

Tipos de Clareamento

Clareamento a Laser

Clareamento dental







Com esse procedimento, os dentes ficam claros em 40 minutos. A boca é protegida por uma máscara de borracha que deixa apenas os dentes à mostra. Em seguida, é aplicado um gel à base de peróxido de hidrogênio, uma substância poderosa que elimina as manchas. O laser é passado dente a dente com uma espécie de caneta que remove os pigmentos.

Moldeira Pré-Fabricada

Em uma moldeira é aplicado um gel de peróxido de hidrogênio, que penetra nos dentes e quebra as moléculas que causam o aspecto amarelado. A moldeira deve ser usada duas vezes ao dia, por 20 minutos, durante uma semana. A desvantagem é que esse tipo de moldeira é fabricada em tamanho único e pode ficar apertada ou folgada, sensibilizando a gengiva.

Molde Individual

Clareamento dental





O dentista providencia um molde sob medida para seus dentes, onde deve ser colocado um gel oxidante. O paciente usa a moldeira em casa, em geral ao dormir, por dez dias. Apesar de ser um tratamento caseiro, ele deve ter a orientação do dentista.

Fitas Adesivas

Clareamento dental





Vendido em farmácias, esse tratamento também é à base de peróxido de hidrogênio. As fitas devem ser aplicadas nos dentes duas vezes ao dia, por 30 minutos, durante duas semanas. Um fator positivo desse tratamento é que as fitas adesivas não entram em contato com a gengiva.
Além disso, se o resultado não for o esperado, elas podem ser reaplicadas. O ponto negativo é que elas cobrem apenas os dentes da frente.

Pincel

Nesse tratamento, o agente responsável pelo clareamento é o peróxido de carbamida. Com um pincel, basta aplicar o gel duas vezes ao dia, durante duas semanas, e reaplicá-lo a cada seis meses. Pela alta concentração do peróxido, ele age de maneira eficaz e não precisa ser aplicado em todos os dentes. O problema é que há um certo risco de ingerir o produto – os especialistas ainda não sabem se ele causa ou não danos à saúde.

Cremes Dentais Clareadores

Clareamento dental











As pastas de dente específicas para clarear podem ser usadas diariamente. Até ajuda a clarear, mas o resultado é o mais demorado. Componentes como o bicarbonato de sódio e a sílica são os responsáveis por limpar e alisar a superfície do dente. Esse é o método mais simples e barato.

Cuidados Pós-Clareamento

Clarear os dentes exige cuidados especiais no pós-tratamento e, principalmente, na escolha do método e dos produtos que farão o branqueamento. Alguns produtos, geralmente caseiros, podem atingir e matar a polpa dentária (parte viva do dente), provocando sensibilidade exacerbada e possibilidade de fraturas.
Para manter seu sorriso mais branco e bonito você deve:
  • Escovar os dentes três vezes ao dia com um creme dental clareador.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva.
  • Usar produtos que contenham flúor, inclusive o creme dental.
  • Evitar o cigarro. Ele é um dos maiores causadores de manchas nos dentes.
  • Dosar o consumo de café, chá preto, vinho tinto, molho de tomate e refrigerantes. Beterraba e frutas vermelhas também mancham os dentes. Escove-os bem após ingerir algum desses alimentos.
  • Se possível usar enxaguantes bucais clareadores.
É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará o monitoramente do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim. Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois estes produtos não tem a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar sensibilidade com frio e quente, e nenhum resultado aparente.

Receita de Enxaguante Bucal Natural




Receitinha de Enxaguante Bucal Natural

 Hoje eu tenho uma dica bem legal para nossa saúde bucal: que tal fazermos nosso próprio enxaguante bucal natural? O processo é fácil e o resultado é surpreendente: refrescante, suave, e sem os problemas dos enxaguantes industrializados.

Qual o problema dos enxaguantes bucais industrializados?

Há tempos que as propagandas tentam nos convencer que usar antissépticos é saudável, que ajuda a eliminar bactérias da boca, refresca o hálito, ajuda evitar cáries, gengivite, etc. Mas será que o enxaguante bucal traz só benefícios à nossa boca mesmo?
Esses enxaguantes industrializados anunciados infelizmente não são tão benignos quanto parecem, pois contém substâncias químicas como conservantes, álcool e outras, que podem provocar, a longo prazo, irritações na mucosa da boca e despigmentação dos dentes. Além disso, podem provocar manchas, desgaste do esmalte dos dentes, e outros problemas mais graves.
Um outro problema importante, e pouco mencionado: os antissépticos bucais industrializados normalmente são muito agressivos, e eliminam não só as bactérias ruins da boca, mas também as boas. A eliminação de bactérias boas na boca nos predispõe a problemas cardíacos sérios, pois sem defesas, a boca fica sendo a maior “porta de entrada” de problemas.
Então, para evitar esses transtornos, que tal preparar você mesma o seu enxaguante bucal? Os enxaguantes naturais, não são agressivos e eliminam os germes que causam a gripe, os resfriados e o mau hálito, restabelecendo as condições necessárias para restaurar, naturalmente, o esmalte dos dentes, eliminando cáries e doenças nas gengivas. O enxaguante natural não contém álcool, substância que seca a saliva e estimula o desenvolvimento de bactérias indesejáveis.

Receita do Enxaguante Bucal Natural

Receitinha de Enxaguante Bucal Natural
  • Cravo da Índia
  • Própolis
  • Óleo essencial de Melaleuca
  • Óleo essencial de Hortelã
Cravo da índia: O cravo da índia é um bactericida natural que não desequilibra a flora da boca, é antisséptico e pode aliviar a gengivite. (Saiba mais sobre o cravo.)
Própolis: A própolis tem o poder de curar gengivite, candidíase, cárie, aftas e herpes. Isso porque a própolis é antifúngico, bactericida, anti-inflamatório e antibiótico natural. (Saiba mais sobre a própolis.)
Óleo essencial melaleuca (tea tree): Além de ajudar a conservar seu antisséptico, o óleo de melaleuca é antibiótico natural, antiviral, balsâmico, bactericida, cicatrizante, revigorante e fungicida. (Saiba mais sobre o óleo essencial de melaleuca.)
Óleo essencial de Hortelã: Promove refrescância na boca. (Para saber mais sobre o poder dos óleos essenciais, clique aqui).

Como Preparar seu Enxaguante Bucal

  1. Reserve 200 ml de água filtrada e faça um chá bem forte de cravo da índia.
  2. Quando esfriar, coloque 7 gotas de própolis, 5 gotas de óleo essencial de hortelã e 5 gotas de óleo essencial de melaleuca.
  3. Misture e coloque em um recipiente limpo com tampa.
 

Como melhorar o Mau Hálito


 

Como melhorar o Mau Hálito


O mau hálito (ou halitose, como é chamado tecnicamente) pode ter diversas causas, e varia com o período do dia e a idade da pessoa. Normalmente é mais facilmente percebido por estranhos do que pela própria pessoa, causando bastante constrangimento nas relações sociais.
O mau hálito matinal é normal. Ele acontece devido a leve hipoglicemia, a redução do fluxo salivar durante o sono. Essa halitose desaparece com a higiene dos dentes e da língua. Quando o mau hálito persiste, pode ser um alerta de que o organismo está desequilibrado ou de que a higiene não está sendo feita corretamente. De qualquer forma, todo mundo já passou por algum aperto por conta do mau hálito em algum momento.

Como melhorar o Mau Hálito

Causas do Mau hálito

A halitose pode ser fisiológica (que requer apenas orientação) ou patológica (que requer tratamento). As principais causas são:
  • Tártaro
  • Problemas estomacais
  • Falta de higiene bucal
  • Diminuição da quantidade da saliva
  • Uso de alguns medicamentos
  • Estresse, ansiedade, prisão de ventre, amidalites e alterações hepáticas
  • Irritação na gengiva ou cáries
  • Alimentação inadequada e com temperos fortes
  • Tabagismo e bebidas alcoólicas

Dicas para Prevenir o Mau hálito

Como melhorar o Mau Hálito
A prevenção é a medida mais importante para o mau hálito: normalmente, ela acaba sendo a principal forma de tratamento. Deve-se ter cuidado com a alimentação e, principalmente, com a higiene bucal.
  • Cuide da higiene bucal: Escove os dentes após as refeições é requisito básico para evitar o mau hálito. Paralelamente a isso, uma vez ao dia faça uma limpeza completa, passando fio dental e escovando muito bem a língua.
  • Procure um bom dentista: Faça uma higienização profissional a cada 6 meses para eliminar a placa bacteriana e o acúmulo de tártaro.
  • Evite ficar muitas horas sem comer: Em jejum, o organismo começa a queimar gordura armazenada para obter energia. Nessa reação, há liberação de compostos à base de enxofre, que é absorvido pela corrente sanguínea e, via pulmonar, expelido na respiração. Essa é uma halitose considerada sistêmica, pois não tem relação com as condições bucais do paciente.
  • Masque chicletes (de preferência sem açúcar): o chiclete estimula a mastigação, e consequentemente, a produção de saliva. A canela também é uma excelente aliada, pois possui propriedades antibacterianas.
  • Beba bastante água. A salivação é uma das principais armas contra o mau hálito e, como 90% da saliva é água, a hidratação também ajudar a evitar a halitose. No ato da ingestão ainda é possível lavar a boca, eliminando boa parte das bactérias ali presentes.
  • Alimentação: Mastigar estimula a salivação, o que ameniza o mau hálito, mas alguns alimentos promovem uma limpeza bucal ainda maior. Entre eles, estão as frutas cítricas, como laranja e kiwi; opções cruas e com casca, como a maçã, cenoura e o pepino; e adstringentes, como o gengibre, e também as fibras, pois estes auxiliam na promoção de uma limpeza total na parte dos dentes, na linha das gengivas.

É Importante Descobrir a Causa do Mau Hálito

Para melhorar o mau hálito, é importantíssimo descobrir sua causa. Não é apenas o jejum ou a má higiene bucal que podem levar a um quadro de halitose. Doenças como o diabetes também podem estar por trás do problema e, em muitos casos, o paciente nem sabe que é portador do problema.
Outro exemplo importante é o do acúmulo de tártaro: muitas pessoas têm uma propensão genética esse acúmulo, tornando imprescindível limpezas semestrais no dentista. Para outras, com a mesma alimentação, o problema não existe. É importante conhecer sua individualidade e agir de acordo.
A simples presença do mau hálito por si só, apesar de muitas vezes não ter grandes repercussões clínicas para a pessoa, pode, na maioria das vezes, provocar sérios prejuízos psicossociais. Os mais comumente relatados são a insegurança ao se aproximar das pessoas, a depressão secundária a isso, dificuldade em estabelecer relações amorosas, esfriamento do relacionamento entre o casal, resistência ao sorriso, ansiedade, e baixo desempenho profissional, quando o contato com outras pessoas é necessário.

O que realmente funciona para clarear a pele?


 

O que realmente funciona para clarear a pele?
 



As manchas na pele afetam uma grande parte das pessoas e muitas delas sentem-se bastante incomodadas com as marcas que ficam no rosto ou alguma outra parte do corpo.
As manchas podem aparecer principalmente na idade fértil e durante a gravidez, em regiões que acumulam melanina — como as bochechas, testa e acima dos lábios — e são desencadeadas por inclinação genética, fatores hormonais e exposição aos raios solares, que estimulam ainda mais a produção desta melanina, deixando na pele aquelas manchas escuras e acastanhadas.

Como prevenir o surgimento das manchas?

A melhor forma de evitar que as manchas apareçam é usar o protetor solar. Usar diariamente, faça sol ou não. De preferência usar um fator acima de 20. Enquanto você ainda não tem manchas, o uso de clareadores dermocosméticos também ajudam bastante na prevenção.

Qual é o melhor tratamento para eliminar as manchas?

Primeiramente, é importante reforçar que, diferente do que circula pela internet, pomadas hidratantes como Bepantol, Hipoglós e Minâncora, bem como receitas caseiras à base de maisena, açúcar e limão, não clareiam manchas da pele.
É bom que você saiba que quanto mais precoce o tratamento, maiores são as chances das manchas desaparecerem.  Aos primeiros sinais, a melhor medida é consultar um dermatologista para que ele indique o tratamento mais adequado para a situação da sua pele.
Tratamentos para Clarear as Manchas

Peeling Químico

Felizmente, as manchas na pele são normalmente superficiais. Uma boa dica para remover manchas antigas ou novas na pele é fazer um peeling químico. O peeling químico utiliza ácidos alfa-hidroxi, que podem ser eficazes no tratamento nestas manchas superficiais. Peelings químicos queimam a camada superior da pele danificada, revelando uma pele mais clara e sem danos. Para melhores resultados, tenha o seu peeling químico realizado por um profissional.
O peeling é feito em sessões, e por isso é preciso um pouco de paciência para apreciar os resultados. No geral são necessárias ao menos 10 sessões para se ter uma pele limpa de fato. Durante este período é preciso não se expor ao sol sem proteção. O tratamento remove as células mortas do corpo e estimula o crescimento de novas, deixando por isso a sua pele mais bonita e saudável.

O que realmente funciona para clarear a pele?

Spectra Laser Toning

Uma tecnologia recentemente aprovada pelo órgão americano FDA (Food and Drug Administration), e que já é considerada um dos maiores avanços no tratamento das manchas. Antes desse tratamento ser aprovado, havia uma contra-indicação de se fazer laser, por conta do risco de causar efeito rebote na mancha (o laser causa um processo inflamatório na pele, que por sua vez se defende produzindo mais melanina o que pode intensificar ou aumentar as manchas).

Laser CO₂

 Além de clarear as manchas, a emissão do laser CO₂ também é capaz de rejuvenescer da pele, eliminar rugas, cicatrizes de acne, combater a flacidez e o envelhecimento solar. O aparelho pode atingir a camada mais profunda da epiderme e assim promover resultados eficazes e duradouros.

Fototerapia

 Outro método eficaz no combate as manchas de pele é a fototerapia, que também tem ação multifuncional. O procedimento transporta energia para as células da epiderme por meio da irradiação eletromagnética de baixa frequência. Dessa maneira, ele elimina as manchas, rugas e até acnes.
As peles mais sensíveis ficarão encantadas com a fototerapia, pois além de ser totalmente seguro, o tratamento é indolor. Por não ser invasiva e nem ionizável, a técnica não emite raios UV e nem causa o aumento da temperatura da superfície da pele, não provocando efeitos colaterais.

Cosmocair C250

Equilibra a produção da melanina e regula sua transferência para os queratinócitos – células da epiderme. Contém Nano White, ativo que associa arbutin (despigmentante de origem vegetal) a outros ingredientes de efeito antioxidante, como a glutationa e as vitaminas C e E.
Além das substâncias despigmentantes, os manipulados podem conter filtro solar e ingredientes que combatem o envelhecimento, o ressecamento ou o excesso de oleosidade, tudo no mesmo pote. A desvantagem é que são mais instáveis e, portanto, duram menos tempo. Fique de olho na data de validade.
Ativos que ajudam no Clareamento

Hidroquinona

A hidroquinona  é um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória e dermatite.
A hidroquinona é um dos ativos mais prescritos pelos dermatologistas para combater as manchas, porém é necessário tomar cuidado com o tratamento.
Sabe-se que a aplicação tópica da Hidroquinona pode ocasionar a ocorrência de sensibilidade na pele, coceira, descamação, vermelhidão, ressecamento e outros problemas mais graves. Por isso sempre deve ser ministrada com acompanhamento médico.

Ácido Retinoico

O ácido retinoico age profundamente na pele. Ele aumenta a produção de colágeno para diminuir rugas e manchas.  O ácido retinoico é um ótimo tratamento de rejuvenescimento. Usado regularmente, traz benefícios a longo prazo: suaviza rugas, diminui a aspereza da pele, clareia manchas. Parando de usar, os resultados desaparecem com o tempo.
O ácido retinoico também ajuda outros procedimentos rejuvenescedores. Por exemplo, um peeling facial ou alguns laseres rejuvenescedores têm resultados melhores em quem já esteja usando ácido retinoico.

Ácido Kójico

O ácido kójico (despigmentante natural)  age sobre a pele inibindo a ação e a produção da melanina — substância produzida pelos melanócitos que causam, além do bronzeado, manchas na pele. O ácido kójico também atua como antiséptico impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele. Ele também tem ação antioxidante (ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo) e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C entre outros ativos.
Cremes que Ajudam a Clarear a Pele
O que realmente funciona para clarear a pele?
  1. Claquinona 40mg
  2. Hormoskin Creme 15g
  3. Vitanol-A Creme 30g
  4. Tri Luma Creme 30g
  5. Klassis Creme FPS18
  6. Hidropeek Creme 30g
Atenção: Esses produtos devem ser usados somente com acompanhamento médico.

domingo, 13 de março de 2016

Aprenda a fazer um remédio caseiro para sinusite


 
Você está com o nariz entupido, dor de cabeça e sensação de pressão nos olhos? Atenção, pois, isso pode ser sinusite!
A sinusite torna a respiração difícil além de provocar dores de cabeça e inchaço em volta dos olhos.
Os sintomas da sinusite desaparecem quando tratados rapidamente. Porém, sinusites graves podem acarretar sintomas que devem ser tratados com mais cuidado.

-- Como diferenciar rinite de sinusite

Conheça mais sobre a sinusite e aprenda a fazer um remédio caseiro para tratar esta inflamação:

O que é?

A sinusite é uma inflamação nas vias respiratórias, também chamadas de seios paranasais (região ao redor do nariz formada por cavidades ósseas). Ela ocorre através de uma infecção causada por bactérias, vírus ou fungos e também pode estar relacionada à alguma alergia.

Sintomas

 As sinusites podem ser classificadas em crônicas e agudas. Conheça os sintomas causados por ela em cada caso:
Sinusite aguda – Os sintomas característicos da sinusite aguda são dores na área do seios da face, obstrução nasal, febre, coriza, dores musculares, tosse e falta de apetite, sensação de pressão na cabeça, entre outros.

Sinusite crônica
 – A pessoa apresenta os mesmos sintomas da sinusite aguda, mas existem algumas alterações na sua intensidade, por exemplo, as crises de tosse seca são muito mais fortes, principalmente à noite; isto ocorre, pois, a secreção começa a escorrer na parte de trás das fossas nasais e causando irritação nas vias respiratórias. Outra diferença que pode ser notada é o fato de algumas pessoas não terem febre nem dor nos seios da face.

Tratamento

 O tratamento da sinusite ajuda a eliminar a secreção do nariz pouco a pouco.
Uma das formas de tratar a sinusite é o tratamento natural que consiste em lavagens nasais com solução salina própria para a sinusite. Ela pode ser encontrada em qualquer farmácia. Para fazer a lavagem basta introduzir a água em uma das narinas enquanto você prende a respiração e deixar o liquido sair pela outra narina.
Outra forma de combatê-la é através de remédios, como o Amoxicilina e anti-histamínicos no caso de sinusite alérgica. Atenção: todo e qualquer medicamento deve ser receitado pelo seu médico.
A sinusite também pode ser tratada através de inalações com soro fisiologico ou vapor de água quente.
Recomendações
- Evite ar condicionado, pois ele pode dificultar a drenagem da secreção;
- Beba bastante água durante o dia;
- Caso os sintomas persistam, procure o seu médico.

Remédio caseiro para sinusite

Este remédio caseiro proporciona alívio rápido para sinusite, pois é feito à base de propriedades anti-inflamatórias. Para fazer esta inalação você vai precisar de :
- 1 colher de sopa de alecrim
- 1 cebola fatiada
- 1 litro de água
- 1 pitada de sal

Modo de preparo

 1 - Em uma panela ferva a cebola, o alecrim e o sal por cerca de 5 minutos. Despeje o líquido em uma bacia de vidro.
2 - Em seguida, com um toalha na cabeça, comece a inalar o vapor da bacia com muito cuidado para não se queimar.
Faça esse procedimento 3 vezes ao dia.

2 tipos de treino de caminhada para mudar o seu corpo




Caminhada 3x por semana = pernas e bumbum firmes e desenhados

Você só precisa de meia hora de caminhada por dia para começar a mudar seu corpo. Se controlar a alimentação, dá para diminuir um número no manequim em um mês!


Por Olga Penteado

Quando o assunto é atividade física, não há nada mais simples do que a caminhada. Nem por isso o exercício fica devendo a quem quer exterminar calorias, firmar o corpo, ganhar fôlego, melhorar o humor e a disposição, desestressar e reforçar a imunidade. Alguns estudos já mostraram que andar rápido pode trazer tantos benefícios quanto a corrida para prevenir pressão alta, diabetes e doenças do coração. Quer mais resultado? Acrescente velocidade ou intercale a caminhada com exercícios localizados, uma tendência nos treinos de cárdio e que trazemos para você aqui, nos planos criados por Alexandre Machado, idealizador da metodologia de treinamento de corrida Dpace. Ritmo confortável (RC): você consegue manter o tempo todo e dá para conversar sem ficar ofegante.

Combo derrete-gordura

Alexandre Machado explica cada um dos métodos que utilizou nos treinos a seguirFartlek: você controla a variação de ritmo de acordo com sua condição física. "A tendência é que você passe a treinar com maior intensidade a cada sessão", diz. O método é simples e indicado para quem está iniciando.
Intervalado fixo: você alterna trechos curtos em intensidades diferentes: depois de aumentar a velocidade, recupera o fôlego diminuindo o ritmo ou fazendo exercícios localizados (descanso dinâmico).
Intervalado progressivo: a diferença em relação ao intervalado fixo é que, após a recuperação, o novo trecho forte tem intensidade mais alta do que o anterior.
Contínuo fixo: a mesma intensidade é mantida o tempo todo. Em treinos superiores a 15 minutos, o método é ótimo para desenvolver a resistência.
Ritmo moderado (RM): a respiração fica mais acelerada e você precisa fazer pausas na conversa para retomar o fôlego.
Ritmo forte (RF): você está bem ofegante e não dá para conversar sem parar, apenas dizer frases curtas.
Ritmo muito forte (RMF): é a maior intensidade possível para você e não dá mais para falar, pois toda a energia está concentrada no exercício.
Jogging (JOG): é uma corrida em baixa intensidade, que fica entre os ritmos moderado e forte da caminhada. A diferença é o padrão de movimento: os dois pés ficam fora do solo ao mesmo tempo. É um bom jeito de se iniciar na corrida.

Treino 1 - 30 minutos por dia

Você vai caminhar três vezes por semana, de preferência em dias alternados. Na segunda e na quarta semana, vai intercalar o estímulo aeróbico com séries de afundos e agachamentos. Cada sessão de caminhada gasta 200 calorias (semanas 1 e 2) e 250 (semanas 3 e 4).
Semana 1 - Fartlek
Segunda ou terça - caminhe em RC, aumente a intensidade até RF, permaneça o tempo que conseguir e retorne para RC, voltando a aumentar a intensidade. Repita até completar 30 min.
Quarta ou quinta - caminhe em RM, aumente a intensidade até RF, volte para RC, aumente a intensidade. Repita até completar 30 min.
Sexta ou sábado- caminhe em RC, aumente a intensidade até RF, permaneça o tempo que conseguir e retorne para RC, voltando a aumentar a intensidade. Repita até completar 30 min.
Semana 2 - Intervalado fixo
Segunda ou terça - alterne 2 min de caminhada em RF com 1 min de agachamento (ou 10 repetições), até completar 30 min.
Quarta ou quinta - alterne 4 min de caminhada em RF com 1 min de agachamento (ou 15 repetições), até completar 30 min.
Sexta ou sábado- alterne 9 min de caminhada em RF com 1 min de agachamento (ou 20 repetições), até completar 30 min.
Semana 3 - Fartlek
Segunda ou terça - caminhe em RC, aumente a intensidade até RF e evolua para o JOG. Fique nesse ritmo o tempo que conseguir e diminua para RC. Repita até completar 30 min.
Quarta ou quinta - caminhe em RM, aumente a intensidade até RF e evolua para o JOG. Fique nesse ritmo o tempo que conseguir e diminua para RC. Repita até completar 30 min.
Sexta ou sábado- caminhe em RC, aumente a intensidade até RF e evolua para o JOG. Fique nesse ritmo e tempo que conseguir e diminua para RC. Repita até completar 30 min.
Semana 4 - Intervalado progressivo
Segunda ou terça - alterne 2 min de caminhada (começando em RM e chegando a RMF) com 1 min de agachamento (ou 20 repetições), até completar 30 min.
Quarta ou quinta - alterne 4 min de caminhada (começando em RM e chegando a RMF) com 2 min de agachamento (ou 30 repetições), até completar 30 min.
Sexta ou sábado- alterne 9 min de caminhada (começando em RM e chegando a RMF) com 1 min de agachamento (ou 25 repetições), até completar 30 min.

Treino 2 - 60 minutos por dia

Se tiver mais tempo, sorte sua! Você também vai se exercitar três vezes por semana, em dias alternados, mas vai detonar mais calorias (400 nas semanas 1 e 2 e 500 nas duas últimas), pois o ritmo é mais intenso e mantido por mais tempo. Em um mês, pode exterminar até 6 mil calorias!
Semana 1 - Fartlek + intervalado fixo
Segunda ou terça - 30 min (comece em RC, aumente até RF, fique o tempo que conseguir e volte para RC, aumentando novamente depois) + 30 min (alterne 4 min de caminhada em RMF com 1 min de agachamento - ou 20 repetições).
Quarta ou quinta - 30 min (caminhe em RC, aumente até RF e volte para RC, aumentando novamente depois) + 30 min (alterne 5 min de caminhada em RMF com 1 min de agachamento - ou 20 repetições).
Sexta ou sábado - 30 min (caminhe em RM, aumente até RF e volte para RC, aumentando novamente depois) + 30 min (alterne 2 min de JOG com 1 min de afundo com passada à frente - ou 20 repetições).
Semana 2 - Contínuo fixo + intervalado fixo
Segunda ou terça - caminhe em RM por 20 min. Depois, alterne 3 min de caminhada em RMF com 1 min de afundo com passada à frente (ou 20 repetições) até completar 40 min.
Quarta ou quinta - caminhe em RM por 20 min. Depois, alterne 4 min de caminhada em RMF com 1 min de afundo com passada à frente e mãos na cabeça (ou 20 repetições), até completar 40 min.
Sexta ou sábado - caminhe em RM por 20 min. Depois, alterne 9 min de caminhada em RMF com 1 min de afundo com passada à frente e mãos na cabeça (ou 20 repetições), até completar 40 min.
Semana 3 - Fartlek + contínuo fixo
Segunda ou terça - caminhe em RM por 20 min, aumente até RF e evolua para JOG. Diminua para o RC e repita até completar 40 min. Depois, caminhe em RM por 20 min.
Quarta ou quinta - caminhe em RM por 20 min, aumente o ritmo até RF e evolua para o JOG. Diminua para o RC e repita até completar 30 min. Depois, caminhe entre RM e RF por 30 min.
Sexta ou sábado - caminhe em RF, evolua para JOG e fique o tempo que conseguir. Diminua para RC e repita até completar 40 min. Depois, caminhe 20 min entre RM e RF.
Semana 4 - Contínuo fixo + intervalado fixo
Segunda ou terça - caminhe entre RM e RF por 20 min. Depois, alterne 3 min em RMF com 1 min de afundo com passo à frente e salto (ou 20 repetições) até completar 40 min.
Quarta ou quinta - caminhe entre RM e RF por 20 min. Depois, alterne 4 min em RMF com 1 min de afundo com passada à frente com as mãos na cabeça e salto (ou 20 repetições) até completar 40 min.
Sexta ou sábado - alterne 9 min em RMF com 1 min de afundo com passada à frente com as mãos na cabeça e salto (ou 20 repetições) até completar 40 min. Depois, caminhe 20 min em RF.

Diga adeus às manchas escuras e irritações na virilha, axilas e coxas


                            
Na guerra contra as manchas que teimam em invadir a virilha, axilas e a região interna das coxas, a mulherada recorre a centenas de receitinhas caseiras e acaba muitas vezes piorando a situação.

Limão com açúcar, aveia com fubá e até pasta de argila são usadas para eliminar de vez as inimigas mortais dos biquínis e decotes. O que pouca gente sabe é que estas soluções que parecem simples e milagrosas podem se tornar um pesadelo, deixando as tão incômodas manchas ainda maiores e mais escuras.

"Receitinhas caseiras não funcionam e podem até colocar sua saúde em risco. O limão, por exemplo, é ácido e quando exposto ao sol, pode queimar e provocar lesões graves na pele. O ideal é procurar um especialista e investir em tratamentos seguros", explica a dermatologista da Unifesp, Solange Teixeira.

A seguir, a especialista explica por que as manchas nestas regiões ficam mais acentuadas e aponta as soluções para clarear a pele que escureceu.  
Manchas
Manchas
Por que a pele escurece nestas regiões?
As axilas, virilha e as coxas são áreas que se localizam na parte interna dos membros, fazendo com que elas sofram maior atrito do que as demais, o que provoca irritação e hiperpigmentação da pele.

"Quando nos movemos, há o atrito e, consequentemente, irritação (é comum a pele ficar cheia de bolinhas vermelhas) e, muitas vezes, uma certo ardor, semelhante a sensação de assadura. Então, a pele, para se proteger da agressão, cria uma camada espessa, que com o passar do tempo tende a ficar escura", explica Solange.

Segundo a dermatologista, os outros motivos causadores do problema são: alergias; irritações causadas por cremes; depilação com lâmina e assaduras. 
Morenas são o alvo
A dermatologista explica que a tonalidade da pele é determinante para a coloração da mancha e que isso deve ser levado em consideração na hora do tratamento:

"Como ocorre uma hiperpigmentação, a pele escurece em relação a sua tonalidade normal, logo, se você é morena, terá manchas mais escuras que uma pessoa de pele mais clara. Na hora de tratar, é preciso muito cuidado para que a região não clareie demais e contraste com o restante do corpo", explica. 
Por que os gordinhos sofrem mais?
Como tem excesso de gordura nestas regiões, o atrito é maior e a irritação fica mais frequente. Nos dias de calor, o suor aumenta o desconforto, principalmente na região entre as cochas e nas axilas.

A dica da especialista é usar roupas mais soltas, de tecidos leves e macios e que fiquem menos grudadas no corpo para diminuir o atrito.  
Receitinhas caseiras não funcionam e podem até colocar sua saúde em risco.
O que elas podem causar

-Maisena: "o amido realmente acalma a irritação aliviando o problema, mas não é capaz de clarear a pele, por isso, não funciona", explica Solange.

-Limão com açúcar: "essa é a pior solução. Se exposto ao sol, você poderá sofrer queimaduras graves", alerta.

-Fubá com aveia: "pela espessura granulada da mistura, pode ferir ainda mais a pele, provocando o escurecimento mais intenso", diz a dermatologista.

-Água oxigenada: "é um produto químico que pode agredir a pele de forma intensa, provocando lesões, queimaduras e até intoxicação", explica a especialista.

-Talco: "ele ajuda a diminuir o atrito no local, porém, sua composição química pode irritar a pele causando o efeito contrário. Faça o teste antes de usar", sugere.  
Manchas
Manchas
Operação clareamento
Existem diversos cremes e tratamentos específicos para quem sofre com as manchas, que além de eficientes, são seguros, porém, a dermatologista alerta para os perigos do uso por conta própria: "se a sua ele é do tipo áspera e menos pigmentada e você usa um creme para peles oleosas e mais pigmentadas, pode ficar com manchas ainda maiores, dificultando a remoção. O ideal é procurar um especialista e seguir o tratamento adequado", explica.

"Boas opções para solucionar de vez o problema são os clareamentos com laser, que removem parte da pigmentação escura, ácidos clareadores, despigmentadores e peelings superficiais que não agridem a pele e ajudam na remoção das células mortas", explica Solange. "O tratamento, o número de sessões e os resultados vão depender do grau de hiperpigmentação da pele". 
Manchas
Manchas
Prevenir é o lema!
Como já dizia o lema, prevenir é sempre a melhor solução, por isso, a especialista deixa algumas dicas que vão te ajudar a evitar as malfadadas manchas:

-Nunca use desodorantes ou cremes com álcool

-Use e abuse de cremes hidratantes

-Prefira a depilação com cera ou laser à feita com lâmina

-Use roupas mais leves e menos coladas ao corpo

-Use cremes específicos para o seu tipo de pele

-Capriche no protetor solar, pois o sol intensifica o problema 
                
                    

6 dicas para prevenir os pontinhos pretos do nariz e rosto



6 dicas para prevenir os pontinhos pretos do nariz e rosto

Elimine o "nariz de morango" com cuidados diários com a pele

    
Poros ou cravos? Os pontinhos pretos no nariz e no rosto são um problema muito comum e que pode ser causado por diversos fatores. "Geralmente esses pontinhos são cravos e costumam aparecer nos poros mais dilatados", explica a dermatologista Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretora médica da clínica Daniela Lemes Dermatologia & Laser.

E muitas vezes o problema pode ser algo completamente diferente. "Os pontinhos pretos são glândulas sebáceas dilatadas, que se parecem com cravos quando são espremidos, mas não são", diferencia o dermatologista Abdo Salomão, membro da SBD e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).

Independente da situação, esses pontinhos sempre estão relacionados a uma origem comum: a pele oleosa. E o nariz é o mais atacado justamente por ter um número maior de glândulas sebáceas do que outras regiões do rosto. Além disso, o entupimento dos poros aumenta o problema: "em geral isso ocorre por causa da produção excessiva de queratina que atrapalha a saída da gordura. Mas produtos de beleza, principalmente os gordurosos, podem ter o mesmo efeito", alerta a médica Joana D'Arc Diniz, diretora cientifica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME).

Por sorte, algumas atitudes do dia a dia reduzem o problema! Se esse é seu caso, veja a seguir o que mudar na sua rotina para acabar com os pontinhos pretos no nariz:

Faça a limpeza adequada

Como a obstrução dos poros é uma causa comum desses pontinhos, limpar a pele é essencial para que eles não se formem, pois retira tanto a queratina produzida em excesso pelo corpo como qualquer eventual substância externa que possa bloqueá-los exageradamente, impedindo assim a respiração da pele e evitando a formação de cravos e espinhas.

A rotina de limpeza deve ser diária. "Pela manhã deve-se lavar o rosto com sabonete especifico e passar protetor solar em formulação própria para seu tipo de pele. À noite é fundamental tirar a maquiagem e lavar com sabonete especifico ou usar um creme de limpeza e sabonete comum", descreve a médica Joana D'Arc Diniz, diretora cientifica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME). Para quem tem pele oleosa, vale a pena usar produtos de limpeza que reduzam a produção de sebo da região, como itens à base enxofre e ácido salicílico.

Mas é importante ressaltar que a higiene da pele em casa não reduz os pontinhos já existentes, apenas previne o aparecimento de novos. "O ideal é fazer limpeza de pele regularmente com profissional capacitado para poder remover os pontinhos, além de ir ao dermatologista para que possa ser prescrito algum creme para evitar o aparecimento", alerta a dermatologista Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretora médica da clínica Daniela Lemes Dermatologia & Laser.

Lentilha ajuda a fortalecer sistema imunológico e diminui colesterol



                

Alimento também previne anemia e é ótima opção para quem está de dieta

        
A lentilha muitas vezes é esquecida no dia a dia, substituída pelo feijão, mas vira febre no final do ano, principalmente por ser relacionada a uma superstição de boa sorte, a qual quem deseja fartura e dinheiro no próximo ano não pode deixar de consumir ao menos uma colher da semente na ceia de réveillon. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que a lentilha possui diversos benefícios para organismo e é uma importante fonte de energia e saúde. 
Segundo especialistas, a Índia é um dos maiores produtores desta pequena trepadeira da Ásia, e já está na mesa dos seres humanos há mais de oito mil anos. A lentilha faz parte da família das leguminosas, assim como o feijão, a soja, o grão-de-bico, a fava e o tremoço. Essa semente é repleta de nutrientes, como os carboidratos complexos que ajudam na diminuição do açúcar no sangue, fibras, ácido fólico, vitamina B6, magnésio, ferro e triptofano (aminoácido essencial). Além disso, aproximadamente 25% das fibras encontradas nas lentilhas são solúveis, o que ajuda a diminuir o colesterol, contribui para o trânsito intestinal e aumenta a sensação de saciedade. 
O ferro presente na leguminosa mantém a anemia longe, pois ele faz parte da composição da hemoglobina, célula do sangue responsável pelo transporte de oxigênio. Uma porção de um copo de lentilhas possui mais da metade da necessidade diária de ferro de uma pessoa. Outro mineral presente é o magnésio, e seu alto teor presente na leguminosa contribui para a saúde do sistema cardiovascular. 
As lentilhas são uma ótima opção para quem está de dieta, pois cerca de 30% de suas calorias vêm da proteína. Elas possuem o terceiro maior nível de proteína, em peso, do que qualquer outro legume, depois da soja e do cânhamo. Entre as proteínas podemos destacar os aminoácidos essenciais isoleucina e lisina. É importante prepará-la sem os acompanhamentos tradicionais, como bacon e linguiça. Alho, cebola e sal são essenciais e suficientes para garantir o sabor do prato e não elevar o valor calórico. 
Para finalizar, a lentilha ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico graças à presença da arginina, que induz a ação das células de defesa do organismo. Além disso, o triptofano também é encontrado na semente e está associado às sensações de prazer e bem-estar. Mas é importante ressaltar que as lentilhas são deficientes em metionina e cisteína, e, por isso, devem ser ingeridas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas necessárias ao corpo. 

sábado, 12 de março de 2016

6 alimentos que não devem ser guardados em geladeira






A lógica sempre foi: guarda na geladeira que o alimento dura mais. Isso pode até funcionar 
com alguns alimentos, mas não com todos.

Alimentos como o tomate e a alho costumam ir para as prateleiras da geladeira, mas podem acabar perdendo seu sabor e a textura. Veja seis alimentos que não podem ser refrigerados e prepare um canto especial para eles na sua cozinha:
Tomate
Colocar tomate na geladeira vai impedi-lo de amadurecer e pode até perder o gosto. Especialistas afirmam que os tomates mudam sua estrutura química e sofrem reduzem de compostos voláteis ao serem refrigerados, afetando assim o seu sabor. A textura e a cor do tomate também podem ser afetadas ao serem expostos à temperaturas inferiores aos 5ºC.

Batatas
As batatas devem ser armazenadas em lugar fresco e seco (enrolados em papel ou plástico para as manterem secas) e não em geladeira. Manter as batatas refrigeradas pode transformar o amido em açúcar, o que irá afetar sua textura. Ao invés de cozinhar, a batata pode ficar sem cor e com um sabor doce.
Se a batata está verde abaixo da casca, recomenda-se que não seja consumida
Se a batata está verde abaixo da casca, recomenda-se que não seja consumida

Cebolas
Cebolas com casca devem ser armazenado em lugar seco, fresco e ventilado, não na geladeira. Cebolas devem ser refrigeradas apenas quando já são compradas descascadas, porém deve-se manter o nível baixo de umidade para que elas continuem secas. As cebolas que foram cortadas podem ficar guardadas em recipiente fechado por até sete dias.
Foto: Doutíssima
Pão
Colocar o pão na geladeira para evitar que ele fique velho? Melhor não! O refrigeramento pode acelerar o envelhecimento do pão. A temperatura fria faz com que o amido cristalize mais rápido que a temperatura ambiente, deixando o pão duro.
A versão tradicional da receita pode ser adaptada para a dieta.
A versão tradicional da receita pode ser adaptada para a dieta.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável
Banana
Colocar bananas maduras na geladeira pode até ajudar a continuar madura por alguns dias, mas colocá-la ainda verde vai prejudicar o processo de amadurecimento, deixando-a preta. Por ser uma fruta tropical, as bananas não tem defesa natural contra o frio em suas células.
Foto: Getty Images
Alho
Colocar alhos na geladeira ou em sacos plásticos pode fazê-lo mofar. A melhor maneira de armazená-los em temperatura ambiente, num local seco e escuro com ampla circulação de ar.