sábado, 5 de março de 2016

Qual é a causa da sua dor de cabeça?






O grande problema para quem tem dor de cabeça é descobrir a real causa da dor. O fato é que a dor de cabeça é, geralmente, apenas um sintoma de algum outro problema, com inúmeras hipóteses possíveis. Ou seja, se não tratarmos o problema verdadeiro, nunca poderemos nos livrar de forma definitiva da dor de cabeça.

Um Exemplo: Minhas Dores de Cabeça

Eu, por exemplo, tive dor de cabeça por anos e anos a fio. Era uma dor que durava dias e não tinha analgésico que fizesse passar. Depois de muito pesquisar e tentar várias soluções, descobri que tomar pílula anticoncepcional é uma das causas possíveis da dor de cabeça. Para testar, resolvi parar de tomar. Hoje faz um ano que parei e posso dizer que minhas dores de cabeça reduziram quase por completo! Hoje em dia tenho dores de cabeça bem infrequentes e quando elas vêm basta tomar um analgésico que já resolve. 

Causas da Dor de Cabeça

Um bom diagnóstico precisa levar em consideração as características da dor, que pode ser latejante, como se fosse uma pressão ou uma pontada, sua intensidade, a área afetada, frequência e duração.
Qual é a causa da sua dor de cabeça?
A dor de cabeça constante pode ser causada por diversos fatores, sendo as mais comuns cansaço, estresse e ansiedade. Para auxiliar na investigação da causa da sua dor, confira algumas causas de dor de cabeça:
  • Tensão: É um dos tipos mais comuns e que atinge muitas pessoas. É causada por momentos de tensão, estresse e ansiedade.
  • Calor: O calor excessivo e o sol forte na cabeça por muito tempo leva à desidratação leve e a dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais, provocando dor de cabeça;
  • Visão: problemas de visão que forçam a vista provocando dor de cabeça. Esse tipo de dor caracteriza-se por uma dor chata em cima dos olhos e na fronte, que aparece somente após os esforços visuais.
  • Falta de sono: Uma noite mal dormida o corpo não descansa o suficiente  e normalmente provoca dor de cabeça
  • Alimentos: Os alimentos por si só não causam dores de cabeça. Apenas podem desencadear o problema em pessoas predispostas, principalmente nas que sofrem de enxaqueca. Aspartame, glutamato monossódico, alimentos oxidados (como por exemplo fritura), glúten e leite de vaca, são grandes desencadeadores de dor de cabeça.
  • Jejum: Ficar muito tempo sem comer é um veneno para certas pessoas. Causa a hipoglicemia e dor de cabeça.
  • Bruxismo: apertar ou raspar os dentes durante a noite altera o posicionamento da articulação da mandíbula, causando dor de cabeça.
  • Alterações hormonais: Tomar anticoncepcional faz uma verdadeira bagunça no organismo: o desequilíbrio hormonal, assim como a fase da TPM, provocam dores de cabeça.
  • Sinusite: A dor de cabeça acontece quando aparece um quadro de sinusite aguda, que é a inflamação dos seios da face. Geralmente a dor acontece na região onde o seio está acometido. Se a sinusite for do seio maxilar, a dor de cabeça vai aparecer na maçã do rosto, abaixo dos olhos, de um lado ou de outro, ou dos dois lados. Junto com a dor de cabeça, aparecem geralmente sintomas nasais, como entupimento, secreção, coriza clara ou amarelada.
  • Toxinas: Pessoas que apresentam dificuldades de eliminar toxinas (pela ação do fígado, através do suor, urina ou fezes) tendem a ter maiores crises de dores de cabeça. Essas toxinas modificam as estruturas celulares, permitindo que atravessem a barreira cerebral, causando a dor. Para pessoas sensíveis, alimentos específicos podem provocar alterações no diâmetro dos vasos sanguíneos do cabeça, primeiramente diminuindo-os e em seguida aumentando-os. Essas alterações do diâmetro das veias que provocam mudanças na visão e dores de cabeça.
  • Açúcar e café: Pessoas que apresentam crises frequentes de dores de cabeça devem evitar o consumo excessivo de doces e bebidas como café. No caso do açúcar, os níveis glicêmicos do sangue sobem e caem muito rápido e fazem com que o organismo utilize outros mecanismos para manter os níveis de glicose cerebral. Um deles é o aumento da produção de catecolaminas (gerando vasoconstrição dos vasos sanguíneos), que tem como consequência o aumento da frequência cardíaca, da temperatura, irritabilidade e a produção de prostaglandinas que causam vasodilatação e, por consequência, a enxaqueca. No caso do café, o problema reside na cafeína, que também está presente no chá-mate, guaraná, cacau e chocolate. Tem ação vasodilatadora nos vasos sanguíneos do corpo e ação vasoconstritora dos vasos sanguíneos do cérebro, problemático para pessoas sensíveis.
  • Enxaqueca: Geralmente acomete um dos lados da cabeça e costuma durar horas; em alguns casos, até dias. Quem sofre desse tipo mais severo fica sensível à luz e a barulhos. Uma em cada cinco pessoas que sofre de enxaqueca apresenta visão alterada e pode enxergar as coisas embaçadas e pode causar náuseas. O tratamento deve ser feito com remédios, sempre prescritos por um médico. Compressas quentes ou frias no pescoço podem ajudar.
  • Perfumes:  Aromas fortes podem causar dores de cabeça. Isso acontece porque fragrâncias ativam células nervosas no nariz, associadas a sensação de dor. Pessoas que sofrem de enxaquecas podem ter o problema iniciado por um aroma. Nesse caso, é recomendado que se mantenha um diário de fragrâncias as quais a pessoa foi exposta para descobrir os aromas desencadeantes.

Tratamento da Dor de Cabeça

Qual é a causa da sua dor de cabeça?
Os tratamentos mais comuns envolvem o uso de analgésicos. Mas, como eu disse: por trás de uma dor de cabeça geralmente existe uma causa: não adianta você atacar a dor de cabeça sem conhecer o verdadeiro motivo da dor. O uso abusivo de analgésicos pode causar problemas de saúde (principalmente relacionados ao fígado e ao estômago). Além disso, com o tempo, podem deixar de fazer efeito, tornando a dor de cabeça crônica e reduzindo ainda mais o bem-estar e a qualidade de vida.
Podem ser indicadas outras terapias coadjuvantes, como meditação, massagem, técnicas de relaxamento e psicoterapia. Aromaterapia (uso de óleos essenciais) e acupuntura também podem ajudar.
Se as dores são acompanhadas de outros sintomas, como náuseas ou quadros mais sérios, como febre, as causas podem chegar até a derrames ou tumores, portanto, nunca dispense uma boa avaliação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário